2005/03/14

Sistema Eleitoral 

Encontrei um interessante estudo efectuado aos resultados das últimas eleições. Parece-me conter informação mais do que suficiente para que os politicos se decidam de uma vez, a alterar este sistema eleitoral.
Penso que esta discussão é importante e anda a ser adiada há muitos anos. Pelos dados verifica-se que o chamado "voto inútil", ou seja, o que não contribuiu para a eleição de qualquer deputado, atingiu os 880 mil. São quase 16% dos votos.
Grande parte desta preversão deve-se à divisão em circulos distritais, como explica bastante bem o trabalho. Qual o interesse prático de existirem deputados eleitos por cada distrito? Quando existe disciplina de voto, o interesse é nulo! Ainda todos nos lembramos do que aconteceu a Daniel Campelo quando "vendeu" o seu voto a troco de beneficios para quem o elegeu, os eleitores de Viana do Castelo.
Não digo que concordo com o modelo de solução proposto, mas penso que já era altura de haver um debate sobre isto, já que se fala tanto do desinteresse e da abstenção.
Será que a ruptura na forma de fazer politica, que o meu co-camarão Pedro Marques referiu, e que eu aguardo com esperança que se confirme, também passa por aqui?
Pronto, confesso que fiquei lixado, o meu foi um desses 880 mil.